O assédio moral no ambiente de trabalho

11/06/2015

Os casos de assédio moral nas relações de trabalho estão cada dia mais frequentes, e ocorrem, tanto na iniciativa privada quanto nas instituições públicas.

O assédio moral consiste na prática de atos cruéis e desumanos que caracterizam uma atitude violenta e sem ética nas relações de trabalho, praticada por um ou mais chefes contra seus subordinados. Trata-se da exposição de trabalhadoras e trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes durante o exercício de sua função. É o que se chama de violência moral. Esses atos visam humilhar, desqualificar e desestabilizar emocionalmente a relação da vítima com a organização e o ambiente de trabalho, o que põe em risco a saúde, a própria vida da vítima e seu emprego.

A violência moral ocasiona desordens emocionais, atinge a dignidade e identidade da pessoa humana, altera valores, causa danos psíquicos (mentais), interfere negativamente na saúde, na qualidade de vida e pode até levar à morte.

COMO ACONTECE

A prática de tal conduta ocorre com a escolha da vítima que é isolada do grupo, sem explicações. Passa a ser hostilizada, ridicularizada e desacreditada no seu local de trabalho. É comum os colegas romperem os laços afetivos com a vítima e reproduzirem as ações e os atos do (a) agressor (a) no ambiente de trabalho. O medo do desemprego, e a vergonha de virem a ser humilhados, associados ao estímulo constante da concorrência profissional, os tornam coniventes com a conduta do assediador.

Os alvos preferidos e motivos são: Mulheres; Homens; Raça/Etnia; Orientação Sexual; Doentes e acidentados.

IDENTIFICANDO O ASSEDIADOR

Objetivo do (a) assediador (a) é desestabilizar emocional e profissionalmente e livrar-se da vítima: forçá-lo(a) a pedir demissão ou demiti-lo (a), em geral, por insubordinação.

É no cotidiano do ambiente de trabalho que o assédio moral ganha corpo. Alguns comportamentos típicos do (a) agressor (a) fornecem a senha para o processo de assédio moral nas empresas. O assédio moral é uma relação triangular entre quem assedia, a vítima e os demais colegas de trabalho. Após a confirmação de que está sendo vítima de assédio moral, não se intimide, nem seja cúmplice. Denuncie!

O QUE A VÍTIMA DEVE FAZER?

- Resistir. Anotar, com detalhes, todas as humilhações sofridas: dia, mês, ano, hora, local ou setor, nome do (a) agressor (a), colegas que testemunharam os fatos, conteúdo da conversa e o que mais achar necessário.

- Dar visibilidade, procurando a ajuda dos colegas, principalmente daqueles que testemunharam o fato ou que sofrem humilhações do (a) agressor (a)

- Evitar conversa, sem testemunhas, com o (a) agressor (a).

- Procurar seu sindicato e relatar o acontecido.

- Buscar apoio junto a familiares, amigos e colegas.

- Denunciar as organizações que fiscalizam as relações de trabalho tais como: Ministério do Trabalho e Emprego; Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, Ministério Público.

L E M B R E – S E

O assédio moral no trabalho não é um fato isolado, ele se baseia na repetição ao longo do tempo de práticas constrangedoras, explicitando o estrago de determinar as condições de trabalho num contexto de desemprego, dessindicalização e aumento da pobreza urbana.

Um ambiente de trabalho saudável é uma conquista diária possível. Para que isso aconteça, é preciso vigilância constante e cooperação. Nessa luta, são aliados dos (as) trabalhadores (as) os centros de Referência em Saúde dos Trabalhadores, Comissões de Direitos Humanos e Comissão de Igualdade e Oportunidade de Gênero, de Raça e Etnia, de Pessoas com Deficiência e de Combate à Discriminação nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego.