Bolsonaro sanciona vale-gás

23/11/2021

O presidente Jair Bolsonaro sancionou projeto que cria o vale-gás pra famílias de baixa renda. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda (22). O texto, de autoria do deputado Carlos Zaratini (PT-SP), foi aprovado pelo Congresso em outubro.

De acordo com o projeto, as famílias beneficiários receberão a cada dois meses um valor correspondente a 50% do preço médio nacional da revenda do botijão de 13 quilos. Esse programa terá duração de cinco anos.

Terão direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo per capita, ou famílias que tenham integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Pagamentos – Os beneficiários receberão o vale-gás utilizando a mesma estrutura do programa Auxílio Brasil, que sucedeu o Bolsa Família. Apesar da sanção presidencial, o benefício ainda não tem data para começar a ser pago. A previsão é que essa medida atenda até 19 milhões de famílias.

Sindicalismo – Atentos aos preços do botijão de gás e dos constantes aumentos, diversos Sindicatos de várias categorias incluíram nas pautas de reivindicação de suas campanhas salariais o pedido pelo vale-gás. É o caso dos Metalúrgicos de SP. Segundo o presidente da entidade, Miguel Torres, é um pedido de apoio emergencial. “Pra ajudar nessa época de custo de vida muito alto”, informa o dirigente.

Popularidade – O governo e, principalmente, o presidente Jair Bolsonaro têm sofrido diversas quedas na popularidade. A elevação do preço dos combustíveis e do gás de cozinha tem sido fator importante para o aumento da inflação e por manchar a imagem do presidente.

MAIS – Facebook da Agência Sindical.