Prefeitura de SP decide cancelar réveillon 2022 e manter obrigatoriedade do uso de máscara

02/12/2021



A Prefeitura de São Paulo decidiu cancelar o réveillon 2022 e manter a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade.

A medida foi anunciada nesta manhã pelo prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB), após resultado de estudo sobre a situação epidemiológica da cidade, feito pela própria gestão municipal, apontar necessidade de cautela.

“Evidentemente o que pesou muito [na decisão] foi a questão da nova variante, que no atual momento é necessário que os técnicos da vigilância sanitária acompanhem e atuem em relação a essa variante”, disse Nunes.

“Não é por conta de ter sido detectado algo grave, mas por ser necessário que se faça um monitoramento e o prazo ficaria muito curto para se tomar essa decisão lá na frente”, completou o prefeito.

Nunes viajou com o governador João Doria (PSDB) aos Estados Unidos e falou com a imprensa em Nova York.

Durante a coletiva, Nunes disse que ainda não há novas definições sobre a realização do carnaval. A previsão da festa ocorrer segue mantida.

“Como será no final de fevereiro, haverá tempo para a secretaria monitorar e nós tomaremos essa decisão mais adiante, enfatizando muito claramente: baseados nas decisões da Vigilância Sanitária”, afirmou.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Também não há nenhuma mudança na previsão de realização da Corrida de São Silvestre.

Ano novo na Av. Paulista

No final de novembro, a Prefeitura de SP anunciou o planejamento do tradicional réveillon 2022 na Avenida Paulista.

A realização do evento foi condicionada ao “quadro epidemiológico da pandemia”, mas sustentada como viável até a última terça (30).

No início da semana, o prefeito Ricardo Nunes chegou a dizer que a festa seria mantida.

O cancelamento ocorre após a confirmação de três casos da variante ômicron, sendo dois deles na capital paulista e um na cidade de Guarulhos, na Grande SP.

Ainda de acordo com a gestão municipal, um estudo próprio apontou a necessidade de manter o uso de máscaras na cidade e evitar grandes eventos que promovam aglomerações.

Uso de máscaras

A gestão municipal previa flexibilizar o uso de máscaras em ambientes externos no dia 11 de dezembro, conforme cronograma do governo estadual.

Entretanto, aguardava o resultado de um estudo próprio para definir a data.

O governo de São Paulo também deve anunciar nesta quinta se manterá ou não liberação das máscaras em locais ao ar livre no dia 11 deste mês.

Fonte: https://g1.globo.com/