Luz e gás consomem metade da renda

06/01/2022



Pesquisa do Ipec aponta que o aumento do preço da conta de luz e gás impõem grande sacrifício aos brasileiros, especialmente os de baixa renda. De acordo com o estudo, 46% da população vê mais da metade de sua renda comprometida com esses gastos. Cerca de 10% comprometeram quase toda a renda familiar.

Foram ouvidas 2.002 pessoas com mais de 16 anos em todas as regiões do País, entre 11 e 17 de novembro. Para 90% dos entrevistados, o atual valor da luz e gás impacta na vida das famílias brasileiras.

Para poder pagar essas contas, quatro em cada 10 brasileiros diminuíram ou deixaram de comprar roupas, sapatos e eletrodomésticos. Outros 22% diminuíram a compra de alimentos básicos para garantir energia em suas casas. O número é mais grave quando 14% deixaram de pagar contas básicas como água e gás encanado.

Além disso, a pesquisa Ipec aponta também que metade adotou a medida de tomar banho mais rápido e desligar as lâmpadas da casa. Outros 44% dizem ter deixado de usar ou ter reduzido o uso de eletrodomésticos que consomem mais energia.

Dentre os maiores impactos, o botijão de gás de cozinha puxa a lista. Em seguida, aparecem os gastos com energia elétrica e gás encanado. Com isso, um em cada 10 brasileiros passou a usar lenha para cozinhar, enquanto outros 6% passaram a usar carvão e 4% o fogão elétrico.

Além dos gastos com luz e gás, mais da metade dos entrevistados declarou ter sofrido com interrupção no fornecimento de água nos últimos 12 meses.

Segundo 70% dos entrevistados, o grande responsável pelos aumentos abusivos na luz e gás, bem como de outros serviços essenciais, são culpa do governo federal. Eles apontam descaso no enfrentamento da crise hídrica.

*Com informações do Congresso em Foco.