Comunicado urgente com relação aos acontecimentos do último dia 3 de outubro

11/10/2023

Devido aos acontecimentos do último dia 03 de outubro o Sinteata vem expor o que segue:

• Embora todo trabalhador tenha o direito à livre manifestação, entendemos que toda paralisação deve ser respaldada em lei e com a presença do sindicato da categoria e não por pessoas com interesses políticos que incentivaram alguns trabalhadores a reivindicar uma pauta que não era sindical e nem seque trabalhista;

• No dia 04/10 o Ministério Público Federal convocou o Sinteata e as autoridades envolvidas para esclarecimentos quanto a manifestação do dia 03/10. Em audiência, foi dito pelas autoridades competentes que a Portaria não seria revogada em hipótese alguma. O sindicato, portanto, expôs e protocolou toda sua preocupação com a melhoria na guarda segura dos aparelhos celulares em locais próximos ao local de trabalho e com a melhoria nos canais de comunicação que as empresas disponibilizam a seus trabalhadores;

• Em nova audiência, realizada em 09/10, os procuradores do trabalho e federais sugeriram que as entidades sindicais, patronal e laboral, debatessem sobre as pautas trabalhistas, a fim de se chegar ao entendimento referente aos temas discutidos.

• No dia 10/10, em reunião com a entidade patronal, o Sinteata apresentou novamente o pleito dos trabalhadores e agora espera que haja um debate com as demais entidades competentes para seguirmos evoluindo no tema.

O Sinteata reitera que sempre esteve em contato com todas as autoridades competentes envolvidas verificando a melhor forma de garantir o pleito dos trabalhadores, sem ferir o cumprimento de qualquer norma que visa a segurança aeroportuária.

SINTEATA – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Prestadoras de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo do Estado de São Paulo