#RespeiteTodoMundo: Femaco promoverá campanha contra assédio, discriminação e preconceito. Lançamento acontecerá na Alesp, no próximo dia 28

18/07/2023



No próximo dia 28 de julho, sexta-feira, às 10h, na Alesp, no Auditório Franco Montoro, acontecerá o lançamento estadual da Campanha “Respeite Todo Mundo”, visando combater os assédios moral e sexual, além das práticas de discriminação e preconceito no ambiente de trabalho.

O presidente da FEMACO, Roberto Santiago, conta que há 31 anos o seu grupo atua na construção do sindicalismo cidadão, não apenas focando em pautas trabalhistas, mas sociais. “Não podemos nos limitar a debater pautas que tratam sobre capital X trabalho, é preciso ir além e falar sobre questões de interesses pessoais daqueles que representamos, ou seja, do pai, da mãe, do ser humano”, afirma Santiago.

roberto_santiago

Roberto Santiago, presidente da FEMACO

SINDICATOS PRECISAM COMBATER O ÓDIO

“Os últimos anos no Brasil foram bem difíceis. Os discursos infelizes e retrógados de Bolsonaro despertaram o ódio camuflado na sociedade e isso fez com que os índices de violência contra às minorias aumentassem. Agora estamos vivendo um outro momento e essa é a oportunidade para combatermos todo o ódio disseminado’’, afirmou.

INVISIBILIDADE SOCIAL

Embora desempenhem serviços essenciais à saúde pública, os trabalhadores da limpeza sofrem um outro tipo de discriminação, o da invisibilidade social. “Esse é outro tema a ser tocado. Chega de chamar o varredor e varredora de tio e tia. A missão dessa campanha é mostrar que respeito é uma palavra linda e que deve ser usada por e para todos. Respeito aos trabalhadores, às mulheres, aos pretos, às religiões, aos gays e assim por diante. E os sindicatos vão se meter nisso”, pontuou.

CURSOS EM TODO O ESTADO

Após o lançamento da campanha, a FEMACO, por meio do projeto MobiliZAÇÃO Geral, em parceria com o Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF), promoverá uma série de cursos em todo o Estado, levando palestras de formação, tendo como público alvo dirigentes sindicais, representantes de empresas, supervisores, cipeiros e trabalhadores em geral. A campanha contará com vasto material publicitário, bandeiras, camisetas, adesivos, informativos, impressos em geral. Todos eles terão um QR code que direcionará para a página da federação, onde as denúncias serão registradas.

Fonte: Assessoria de Imprensa FEMACO